Após
ser acusada de vender produtos falsificados, a unidade chinesa da gigante
norte-americana de comércio eletrônico Amazon divulgou ontem que vai fortalecer
a regulação de seus canais de vendas online, além de fechar a loja de um
parceiro comercial.
Uma notícia da China Central
Television (CCTV), uma emissora de televisão estatal do país asiático, criticou
a Amazon e sua rival local Danddang por vender cosméticos falsos - muitos deles
obtidos através de atacadistas do grey market local.
Em comunicado à imprensa
publicado no Sina Weibo, espécie de rede social similar ao Twitter muito
popular na China, a Amazon disse que está levando a reportagem de 30 minutos da
CCTV "muito a sério" e que adotou uma "política de tolerância
zero sobre produtos falsos", além de acrescentar que deve reembolsar
compradores que adquiriram os produtos em questão.
"Estamos
fortalecendo nosso processo de verificação e regulação de nossos vendedores e
parceiros", declarou a empresa, além de acrescentar que qualquer
estabelecimento sob o seu comando que vender produtos falsos será fechado
imediatamente.
Atenção. Não é a primeira vez que o mercado pirata
causou problemas ao comércio eletrônico no país asiático. Líder de vendas com
45% do mercado online, a Alibaba já passou por episódios semelhantes.
Também citado na
reportagem, o grupo Dangdang disse que investigará o assunto e trabalhará duro
para regular seus vendedores. Entretanto, a empresa fez um pedido às grandes
marcas, implorando que aumentem o porcentual de lucro dos varejistas para
evitar o acesso ao mercado cinza.
A Dangdang tem
1,1% do mercado de vendas online na China, enquanto a Amazon é responsável por
1,6% do setor, de acordo com pesquisa feita pela consultoria Euromonitor.
A proteção ao
consumidor se tornou recentemente um tema importante na agenda chinesa, depois
que o país fortaleceu suas leis de direitos do consumidor em 2013, prestando
atenção em empresas locais e grandes internacionais como Apple, Nikon e
Walmart. / REUTERS
Fonte: O Estado de S. Paulo
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