Parte dos usuários de
iPhone 4S que fizeram o download do iOS 7.1, liberado pela Apple no
início de março, relatam em fóruns na internet que não conseguem mais usar a
conexão Wi-Fi nos smartphones. A opção aparece desabilitada (cinza) e é
impossível ligá-la. Por enquanto, não há solução da Apple para o mau
funcionamento.
A
Apple Brasil afirmou que não comentará o tema. No entanto, a empresa indica sua
página de suporte caso o usuário necessite de assistência.
Ao
abrir o menu de acesso rápido, o usuário se depara com a
mensagem: "Wi-Fi indisponível". Quando acessa a função em Ajustes, a
tela fica "congelada" mostrando o botão do Wi-Fi desabilitado.
No
fórum de discussões da Apple, o primeiro a reclamar do problema foi um usuário
identificado apenas como "fahruzi", um dia após a Apple liberar a
atualização para o iOS 7.1. Até o momento, o tópico em inglês intitulado
"iOS 7.1 iPhone 4S - Wi-Fi indisponível... ajude" teve 66 respostas
de usuários e a maioria conta passar pelo mesmo problema.
O
bug aparentemente afeta apenas uma parte dos usuários do iPhone 4S – não
encontramos reclamações semelhantes em relação a outros modelos mais novos,
como o iPhone 5 ou 5s. Consultamos assistências técnicas da Apple, que
confirmaram ter atendido clientes com esse modelo de smartphone também com
problemas no Wi-Fi após a atualização do sistema.
É
possível encontrar, também no fórum de discussões da Apple, usuários que
reclamaram de problemas com o Wi-Fi após atualizarem seus dispositivos para o
iOS 7.0.4 (versão anterior à 7.1). Naquele caso, alguns diziam que era preciso
ficar muito próximo ao roteador para a rede aparecer disponível no iPhone.
Outros disseram que, apesar das redes disponíveis aparecerem, era impossível
conseguir conexão.
Sem
solução oficial
Usuários
que buscam assistências técnicas especializadas em Apple são orientados a
esperar. "Não há uma solução por enquanto. Estamos instruindo nossos
clientes a aguardar uma atualização da iOS para uma possível correção desse
problema", afirma André Marcelino, diretor da iPhone Fix, assistência técnica
especializada em Apple.
Em
todo caso, uma recomendação básica indicada pela Apple para solucionar
problemas de Wi-Fi em qualquer iPhone é redefinir as configurações de rede em
Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede.
Além
disso, é recomendável reiniciar o aparelho roteador antes de tentar conectar o
iPhone à rede.
Gambiarras
perigosas
Na
tentativa de fazer o iPhone 4S voltar a se conectar ao Wi-Fi, alguns usuários
recorrem a soluções alternativas encontradas em fóruns e no YouTube.
A
mais bizarra delas (desaconselhada por especialistas) está no YouTube:
esquentar o smartphone usando um secador de cabelo para forçar o iPhone 4S a
entrar em modo de alerta de calor excessivo. O aparelho então é desligado e
esfriado -- no freezer mesmo. Ao ligar o iPhone 4S e resetar as configurações
de rede, o Wi-Fi voltaria a aparecer habilitado.
Marcelino,
da iPhoneFix, afirma que essa técnica até pode resolver momentaneamente o erro,
se ele for causado por uma intermitência na placa lógica do iPhone 4S, não pelo
software. "Mas o problema volta a aparecer mais cedo ou mais tarde",
diz.
De
fato, quem tentou a "gambiarra" também relata nos fóruns que a
solução é paliativa – funciona durante um tempo, mas depois o Wi-Fi volta a
aparecer desabilitado.
Mas
o perigo mais evidente é estragar o aparelho ao aquecê-lo e esfriá-lo.
"Esses procedimentos caseiros como usar o secador de cabelos e depois
geladeira ou freezer elevam a temperatura da placa, que não contém apenas a
antena do Wi-Fi. Todos os outros componentes ficam lá também e podem parar de
funcionar", alerta Juliana Nishiyama, sócia-proprietária da iPhone Place,
assistência técnica especializada em Apple.
Nenhum comentário:
Postar um comentário