quinta-feira, 13 de março de 2014

Veja como usar o Viber no celular e conheça as principais funções do ap

O Viber é um aplicativo multiplataformas que permite que os seus usuários realizem tanto chamadas de voz como troquem mensagens de texto sem qualquer custo, independente de qual versão do serviço eles e seus contatos utilizem. No celular, ele é compatível com aparelhos Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone.

Apesar de diferenças de interface nas plataformas, o Viber tem um funcionamento muito básico e bem semelhante em todas elas. Independente de qual seja o seu smartphone, se ele estiver conectado à Internet, poderá aproveitar as mensagens e ligações gratuitas do Viber sem problemas. Se a conexão for 4G ou banda larga via Wi-Fi, melhor ainda.
Cadastro e sincronização
Após fazer o download do Viber, o usuário deverá ativá-lo. Fazê-lo é bem simples: é só inserir seu número de celular, do aparelho em que usará o app, e o Viber enviará uma senha de ativação via SMS. Coloque-a no campo em que for exigida e o aplicativo será rapidamente liberado para uso no aparelho.
Então, é hora de sincronizá-lo. O próprio aplicativo dá ao usuário a opção de incorporar contatos da agenda telefônica e ainda de conectá-lo ao Facebook. Caso o usuário aceite a sincronização, terá os contatos da agenda do celular e da lista da rede social que têm este aplicativo instalados.
Interações via mensagem e voz
A comunicação entre usuários do Viber pode ser feita via texto, na aba “mensagens” e também via voz, na aba “teclado”. Ou então indo diretamente em “contatos” e tocando naquele perfil com quem deseja se comunicar. Com isso, o usuário escolherá se mandará texto ou realizará uma ligação.
Nenhuma das duas funções é paga. A comunicação entre quem tem o aplicativo não custa nada. A troca de mensagens é como no WhatsApp ou qualquer mensageiro, e fazer ou receber chamadas é bem parecido com o sistema do telefone normal, claro, com a diferença de ser necessário estar conectado à Internet.
Viber Out e Adesivos
Há também um conteúdo pago no Viber. O principal deles é o Viber Out, um serviço de ligações para telefones de pessoas que não usam o aplicativo. Semelhante ao Skype, o serviço permite compra de créditos para fazer as chamadas. No Brasil, ligar do celular, no Viber, para um telefone fixo custa R$ 0,07/min e para um celular R$ 0,52/min.
Porém, quando o WhatsApp anunciou a chegada de chamadas de voz ao mensageiro em 2014, o Viber liberou, por tempo determinado, as chamadas gratuitas para telefones fixos.
Além disso, o aplicativo oferece adesivos – uma mania presente em aplicativos como WeChat e no próprio Facebook Messenger. São “emoticons gigantes”, vendidos pela “Loja de Adesivos”. Assim como o Viber Out, está no menu “Mais” do VIber, onde são disponibilizadas ainda as opções de convidar amigos e mexer nas configurações.
Viber x WhatsApp x Skype
O Viber tem dois grandes concorrentes: o Skype, que é igualzinho a ele, oferecendo bate-papo por voz e por mensagem, ligações gratuitas e pagas, além de compatibilidade com telefones e PCs, e o popular WhatsApp, só para smartphones e com troca de SMS (porém, com mensagens de voz gravadas e previsão de receber ligações em breve).
O Viber e o Skype são mais completos do que o WhatsApp, que por sua vez parece ser mais popular entre os usuários de smartphones no Brasil – até porque a qualidade do 3G nacional, em grande parte, ainda não permite o uso das chamadas de voz em tempo real do Viber (e muito menos os vídeos do Skype) para boa parte dos usuários.
Criou-se, basicamente, um conceito de que o Skype é para vídeo, o Viber é para áudio e WhatsApp para texto. Porém, o primeiro faz o que os outros dois fazem, e o segundo faz o que o terceiro oferece. Nesta briga, o público fica um pouco segmentado e o principal é saber o que você quer e quem dos seus contatos usa qual aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário