segunda-feira, 31 de março de 2014

Falha de segurança no Android permite que hacker apague todos os dados

De acordo com o pesquisador Ibrahim Balic, a falha de memória pode ser explorada por pessoas mal-intencionadas 


Pesquisadores de segurança descobriram um bug no Android que permite que aplicativos maliciosos coloquem os dispositivos infectados em um looping interminável, podendo, assim, apagar os dados armazenados no aparelho.

De acordo com o pesquisador Ibrahim Balic, a falha de memória pode ser explorada por pessoas mal-intencionadas ao esconder um código de ataque em um aplicativo. Tal código é programado apenas para ser desencadeado depois que o programa é instalado em um aparelho vulnerável, que segundo a pesquisa, seriam aqueles com Android 2.3 , 4.2.2 , 4.3 – mas suspeita-se que outras versões do sistema operacional possam ser afetados pelo bug.
Ao preencher o campo “appname” no Android com um valor superior a 387 mil caracteres, o aplicativo faz com que o aparelho entre em uma série interminável de falhas. O resultado do ataque é a “prisão” do smartphone em sucessivas reinicializações.
Um caso ainda pior é quando o software malicioso é escrito para ser iniciado automaticamente durante a inicialização do dispositivo. Assim, o aparelho fica preso em um looping de reinicialização, tornando-o inútil. A recuperação do aparelho só é possível com um bootloader, apagando assim todas as informações armazenadas.
Apesar de ter descoberto a falha na semana passada, Balic afirmou que o sistema permanece vulnerável. Já a empresa de segurança Trend Micro alertou que os ataques têm o potencial de apagar todos os dados armazenados. Isso pode acontecer se eles forçassem as vítimas a realizar um reset de fábrica enquanto o dispositivo estivesse realizando reboots automáticos.


Fonte: TechTudo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário